«Na medida em que as leis da matemática se referem à realidade, não são exatas, e na medida em que são exatas, não referem a realidade».

Albert Einstein

Vamos desmistificar o Stress o Terrível Vilão. Mas antes tenha um pouco de paciência, não são todos os dias que se tem oportunidade de dar um salto Quântico. Veja então, mantenha-se de mente aberta.

 

 Durante séculos o homem acreditou que a terra era o centro do Universo, e que todo resto girava a sua volta. Hoje todos sabem que isso não é verdade. Também apesar da navegação marítima ser o meio de transporte em que os impérios mais investiram, somente no início do Século XIX foi construído o primeiro navio com casco em aço. Porque até ai a humanidade jamais poderia conceber construir um navio com material que não flutuasse. Alem destas verdades, poder-se-ia escrever milhares de páginas de exemplos, de instrumentos que são usados no quotidiano que a 100 anos atrás seriam inconcebíveis.

 

Hoje todos sabemos que essas verdades, eram resultado de uma visão limitada do homem da altura. A percepção da realidade resulta das crenças aceites como verdade. Não tenho intenção ou pretensão de ensinar seja o que for. Estou convicto que tudo que aqui possa afirmar, entra em confronto com a sua verdade do momento. Se assim não fosse, você não estaria a ler estas palavras.

Mas afinal o que se pode perder em abrir a mente a uma nova visão?

Vamos falar de Stress

 

É natural que tenha uma ideia preconcebida de STRESS (O Vilão) e rejeite qualquer Nova Visão. Verdade, da mesma forma que, se pegar numa chapa de aço e a lançar ao mar ela não vai flutuar, mas todos sabemos que gigantes de muitos milhares de toneladas feitos em aço flutuam pelos sete mares. Também ao continuar-se a lidar com as situações através das mesmas convicções continua-se a criar Stress; mas se mudar a perspetiva da realidade, em vez de Stress Cria-se Fluxo de Bem-estar.

 

Antes de lhe mostrar como uma mesma situação pode criar tanto Stress como bem-estar e realização, é essencial atender-se o que se diz do Stress e como ele é criado.

Veja-se então, dificuldades em lidar com as pressões do dia-a-dia, como problemas financeiros, questões familiares, violência urbana, problemas de trânsito, mau relacionamento com colegas de trabalho ou chefes etc. Todas estas e outras situações, são geradores de Stress.

Também a Organização Mundial de Saúde responsabiliza o Stress como a causa numero um de doenças cardiovasculares, com a hipertensão, no topo da lista das enfermidades causadas por este terrível Vilão, antes das perturbações psíquicas e físicas diretamente relacionadas com o Stress, atingindo mais de metade da população ativa.

 Penso que qualquer técnico de saúde, independentemente de pertencer a medicina ortodoxa ou as milenares Ayurveda ou Chinesa ou mesmo a Moderna Medicina Quântica, estão de acordo, em que o Stress, através do seu processo oxidante, está na causa de mais de 80% das doenças.

 

Então como fazer?

Se o simples facto de pensar nesta realidade, já é gerador de Stress.

É urgente abrir a mente a uma perspetiva da realidade que liberte o ser humano do mundo da sobrevivência, onde tudo é conseguido a custa de muito esforço, sangue, suor e lagrimas. Onde obcecadamente continuar de uma forma insana a resistir ao que não pode mudar, até atingir a exaustão.

 

 Como reverter o jogo?

 “Demência é querer mudar a vida fazendo as mesmas coisas”

Albert Einstein

 

O Segredo é mudar o paradigma, e este manual vai mostrar caso a caso, acontecimento a acontecimento, como criar bem-estar e realização em vez de Stress.

 

Extraído do: Manual prático de Gestão de Stress

 

António Shiva

antonio@solucaoperfeita.com

Read previous post:
Sou exatamente a pessoa que devo ser!

O ponto crucial: Sou exatamente a pessoa que devo ser! Qualquer que seja a nossa preferência religiosa, esta é uma...

Close